O que é ignifugante

Ignifugante é algo que evita a ignição e consequentemente o fogo. O ignifugante não entra em combustão e é conhecido comumente como antichamas.
Ignifugação é o tratamento com produtos ignifugantes (antichamas) que visam aumentar a resistência dos materiais a qual são empregados. A resistência pode ser permanente, semipermanente ou temporária e geralmente consta na certificação do produto. No caso da temporária, a aplicação deverá ser revista periodicamente.

Produtos ignifugantes

acao-produto-ignifugante

Os produtos ignifugantes são produtos que visam retardar a evolução das chamas (antichamas) e consequentemente desastres com incêncios pois aumenta o controle e o tempo de se combater o fogo. São recomendados para ambientes com materiais de fácil combustão, como tecidos, carpetes, madeira, cortinas, lonas, fibras, etc. Hoje existem produtos ignifugantes indicados para estruturas metálicas, alvenaria e drywall, cabos e fios elétricos.

O produto ignifugante penetra no material aplicado, se incorporando nele e suas propriedades agem para que ao entrar em contato com altas temperaturas, não haja a ignição. Em contato com as chamas, o produto normalmente se expande, protegendo o local aplicado e evitando a geração de fumaça.

A recomendação é que na solicitação de aplicação de iginifugante, exija-se a comprovação da eficiência do produto com apresentação de teste de laboratórios reconhecidos.

Aplicação de ignifugante

A aplicação com produtos ignifugantes é recomendada pelo Corpo de Bombeiros e pelas empresas seguradoras como parte dos procedimentos para aquisição do CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento) incluso no documento AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). É incentivado aos estabelecimentos, tomar providências para a aplicação ignifugantes nos materiais propícios à propagação de chamas.

A aplicação de produtos ignifugantes deve ser realizada por empresas bem conceituadas e especializadas no ramo. No Brasil, destaca-se a empresa R3D engenharia, estabelecida em São Paulo, capital, desde 2007. Neste tempo tem atendido grandes empresas no fornecimento e aplicação de produtos ignifugantes.

A R3D Engenharia trabalha com um sistema de cálculo e métricas para chegar aos tempos mínimo e máximo recomendados entre as demãos, variáveis de acordo com a espessura do substrato, temperatura, da espessura do filme seco, da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar, alcançando assim os melhores resultados na eficiência do produto e obtendo menores espessuras, consequentemente menores quantidades do produto e menores custos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s