Antichamas e CMAR

CMAR – Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento

Parede, piso e forro, dê uma olhada na sua sala ou no seu ambiente de trabalho e perceba quanto material combustível existe ao seu redor. Uma das formas mais eficazes de evitar os riscos de incêndios é tratar materiais como carpetes, madeira, tecidos e outros revestimentos, com retardantes antichamas. E para isso, é necessário que os produtos sejam aprovados em normas de ensaios de laboratórios de credibilidade. A legislação CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento), é regida por algumas normas brasileiras, americanas e europeias. Dentre elas, estão duas muito conhecidas como propagação de chamas e a densidade óptica de fumaça (ambos são conceituadas como Reação ao Fogo). Cada um destes ensaios de fogo, buscam limitar a combustibilidade destes materiais em ambientes como auditórios, escritórios, casas noturnas e escolas.

O principal objetivo é assegurar que as pessoas em um eventual princípio de incêndio, tenham tempo suficiente para sair, sem pânico de um ambiente destes. O famoso flashover (incêndio generalizado), em média, leva menos de 5 minutos para ocorrer, o que limita muito as chances das pessoas evacuarem o local em segurança. Muitos materiais sintéticos atualmente reduzem este tempo médio do flashover para 3 minutos ou menos, o que se tornou uma grande preocupação entre os especialistas de Segurança Contra Incêndio no mundo. Por estes motivos, quando um piso, parede ou forro não estão adequados à legislação, procure orientação de profissionais para que te auxiliem nas possíveis alternativas.

Muitas pessoas se perguntam porque os móveis, colchões e mobílias também não são antichamas? É uma pergunta muito pertinente, tendo em vista que nos EUA e na Europa, já é obrigatório que estes itens sejam antichamas. O Brasil está evoluindo e criando novas normativas nestas áreas, como a de móveis estofados ilustrada em outro artigo. A evolução disso depende de fiscalização e certificação por órgãos competentes, por isso é muito possível esperar mudanças e melhorias em nossos futuros produtos e itens de mobília comerciais e residenciais.

A R3D Engenharia Fire Protection é especializada em tratamento antichamas com produtos CKC, com a apresentação de toda a documentação à ser submetida ao Corpo de Bombeiros para a obtenção do AVCB, no quesito CMAR:

  • Certificação de produtos com laudos provenientes de ensaios realizados nos mais renomados laboratórios.
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Mais informações, acesse o site da R3D Engenharia: www.r3dengenharia.com.br, ou ligue: (11) 5621-7373

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s